Vender imóveis é uma tarefa mais complexa do que aparenta. Para isso, saber como vender pelo Whatsapp pode ser uma verdadeira mão na roda.
Antes de iniciar uma venda é necessário se atentar a inúmeros detalhes, que vão desde a documentação até a aparência do imóvel. A grande vantagem é que agora as vendas de imóveis ficaram mais fáceis, já que podem ser realizadas por WhatsApp.
O primeiro passo para concretizar esse tipo de venda é prospectar os potenciais clientes, que normalmente chamamos de prospects, para que se tornem leads, que de maneira resumida, são os clientes que já tomaram a decisão de comprar.
Mas como dar esse passo? Onde encontrar os clientes mais promissores e como abordá-los? Se você possui essas e outras dúvidas, este conteúdo foi feito especialmente para você!
Entenda os tipos de prospecção para como vender pelo Whatsapp
Existem dois tipos de prospecção de clientes, a ativa e a passiva. A diferença de uma para outra é simples: na prospecção ativa, o corretor deverá abordar seus prospects, diferente da passiva, onde os interessados entram em contato com o vendedor.
Ambas possuem vantagens e desvantagens, e para que você tire suas próprias conclusões, confira nos subtópicos a seguir uma breve explicação sobre cada uma delas!
Prospecção ativa
Na prospecção ativa, o contato inicial é feito pelo corretor. Por isso, é importante que o próprio saiba desenvolver uma boa abordagem e apresentação, pois dessa forma, as chances de concretizar uma venda são maiores.
Vantagens:
- Encontrar o cliente ideal com mais agilidade;
- Mais agilidade na obtenção das respostas, tanto as positivas quanto as negativas;
- Mais firmeza: Os corretores irão entrar em contato com empresas definidas pelo Ideal Customer Profile (perfil do cliente ideal).
Prospecção passiva
A prospecção passiva pode até parecer mais vantajosa, já que o interesse parte do próprio prospect, livrando o vendedor do trabalho inicial de se apresentar e gerar interesse para seu imóvel.
Porém, nesse tipo de prospecção, há uma demora no retorno sobre investimento, já que o responsável pelo contato foi o próprio cliente (que no caso, chamamos de lead).
Vantagens:
- Estratégia menos invasiva, já que o próprio cliente entra em contato com o vendedor;
- Mais perspectivas de escalabilidade, tendo em vista que é possível estar sempre alcançando novos leads sem estender o investimento inicial.
5 dicas para prospectar clientes por meio do WhatsApp
Quer saber como fazer uma boa prospecção de clientes através do WhatsApp? Vamos te ajudar com isso!
Confira nos próximos tópicos 4 dicas fundamentais para prospectar clientes utilizando o WhatsApp! E não se esqueça, dê preferência a versão Business do WhatsApp, para contar com mais recursos profissionais em suas negociações.
Entenda o que o prospect busca
Saber o que o prospect procura é fundamental para oferecer exatamente aquilo que ele necessita. No caso da venda de imóveis, busque entender o tipo de moradia que ele busca, quantidade de quartos, valor que está disposto a pagar, localização que deseja residir, dentre outros pontos.
Em seu diálogo no WhatsApp, busque fazer perguntas estratégicas para que você possa ser objetivo na negociação e garantir mais chances de fechar negócio.
Organize listas de transmissão e evite grupos
Em vez de criar um único grupo de WhatsApp com diversos potenciais clientes, opte por organizar uma lista de transmissão.
Essa função do WhatsApp permite que até 250 contatos recebam sua mensagem individualmente. Com isso, é possível garantir que seus prospects sintam-se exclusivos.
Evite mensagens longas
Inserir um bocado de informações na mensagem e deixá-la extensa não é a melhor opção para garantir o interesse do prospect.
Escrever textos longos tende a deixar a leitura cansativa, fazendo com que o possível comprador deixe de ler todo o conteúdo. Busque inserir apenas o essencial e, no desenrolar da conversa, passar as demais informações.
Caso haja uma informação longa, porém importante, prefira explicar por ligação.
Adicione gatilhos mentais
Existem diversos tipos de gatilhos mentais para se usar em uma negociação. Como exemplo, podemos citar o gatilho da autoridade, que garante maior credibilidade para a empresa, consequentemente, aumentando a confiança do prospect e o gatilho da urgência, que demanda sensação de urgência daquele produto.
O gatilho mental é basicamente um atalho usado pela nossa mente para tomar decisões e reservar energia cerebral. Ao fazer uso dessa técnica, o corretor irá trabalhar na persuasão e garantir mais chances de negócio.
Aposte na Lano para otimizar a comunicação
Quer enviar mensagens que realmente vendem pelo Whatsapp? Então não pode deixar de conhecer a Lano, Inteligência Artificial voltada para o Marketing Imobiliário.
Essa é uma das maneiras mais eficazes e criativas de como vender pelo Whatsapp. No site, em poucos cliques, você cria uma mensagem de alta conversão para enviar para seus clientes e vender pelo Whatsapp.
Vantagem em prospectar usando o WhatsApp
O WhatsApp é uma ferramenta que desde o princípio vem trazendo inúmeras vantagens para nosso cotidiano. No início, o mensageiro contava com ferramentas básicas e menos práticas, porém, com o avanço da tecnologia, já é possível utilizá-lo para negociações, pagamentos e muito mais!
O WhatsApp Business é uma ferramenta de grande importância no mercado de trabalho. Seus recursos garantem melhor organização nos atendimentos, além de economizar tempo.
E para os corretores que precisam desenvolver uma boa prospecção de clientes, podemos dizer que essa ferramenta é seu braço direito! Isso porque, os recursos oferecidos facilitam grande parte do processo, além de possibilitar um diálogo online, sem que nenhum dos negociantes tenham que se deslocar até o imóvel para discutir sobre a venda.
Principais vantagens em como vender pelo WhatsApp:
- Discutir sobre a venda com mais precisão;
- Prospectar clientes de diferentes perfis;
- Enviar imagens, vídeos e o que for necessário em relação à venda;
- Garantir um retorno mais rápido;
- Dialogar com clientes promissores.
Aposte na Lano e otimize seus resultados!
A Lano é uma Inteligência Artificial repleta de recursos voltados para otimizar o seu Marketing Imobiliário. Para isso, conta com ferramentas para decoração de ambientes, criação de e-mails de prospecção e, até mesmo, mensagens para prospectar e entender como vender pelo Whatsapp.
Para usar, basta inserir os dados do empreendimento, link se estiver online, nome do prospect, público alvo para alinhar o tom de voz e informações relevantes sobre o imóvel. Simples assim, em poucos cliques você obtém uma mensagem personalizada para seu cliente com alto poder de conversão.
Dentre as principais ferramentas do site, podemos destacar:
- Legendas Estratégicas
- Crie Scripts de Vendas
- Mensagens de acordo com perfil
- Melhores Horários para postar
- Planejamento de Conteúdo Semanal
- Escreva E-mails de Prospecção
- Crie conteúdos para Blog
- Crie roteiros para Vídeos e mais!
Está esperando o quê? Crie sua conta na Lano agora mesmo e comece a decolar com a venda de imóveis. Aproveite!