Ser um corretor de imóveis e atuar no mercado imobiliário no século XXI é muito mais desafiador do que era nos tempos passados, em que a maior vantagem de um corretor era uma boa carteira de clientes, um perfil de vendas e um atendimento regional de boa qualidade.
Com a alta lucratividade desse mercado de venda de imóveis e o aumento da concorrência no setor, os corretores desse meio que pertencem a velha guarda se sentiram despreparados com a entrada dos novos profissionais de corretagem, que contam com a ajuda da tecnologia para dar um gás importante nos seus negócios e melhorar de maneira assertiva as suas negociações.
Mas, um ponto muito importante a ser citado, é o de que não é nada difícil que os corretores e a imobiliária deem os primeiros passos para a sua transformação digital, que pode ocorrer de maneira muito mais fácil e rápida do que o esperado.
O que é a inteligência artificial e qual é a sua funcionalidade?
Antes de falarmos da aplicação das ferramentas de inteligência artificial dentro das imobiliárias, é importante que entendamos brevemente o que é a inteligência artificial em teoria.
As ferramentas da IA fazem os que os sistemas operados para cada tipo de segmento de vendas, no caso a venda de imóveis pela imobiliária, imite quais seriam os pensamentos e ações humanas para determinadas situações.
Com essa linha de pensamento programada, a IA irá fazer de maneira sensata e analisada a automatização dos processos que forem necessários.
Com essa automatização personalizada com o perfil e também com a necessidade da imobiliária, a tendência é a de que os resultados das vendas de imóveis cresçam de maneira rápida e a gestão da imobiliária como um todo ganhe uma grande aliada para melhorar internamente e externamente os seus resultados.
A inteligência artificial e as ferramentas para as imobiliárias
Com a ajuda das plataformas e das ferramentas de inteligências artificiais corretas, a imobiliária pode, em pouco tempo, transformar positivamente a sua operação, trazendo para dentro dela processos que garantem muito mais rapidez, qualidade e até mesmo aumento de ganhos mensais muito chamativos.
Mesmo que a imobiliária tenha, em um primeiro momento, que investir nas plataformas e ferramentas de inteligência artificial necessárias para ocorrer essa mudança na sua operação, todo esse investimento se torna uma parte irrisória, em comparação ao crescimento e ao lucro que a entrada no mundo digital trará para dentro da sua operação.
Benefícios da transformação digital dentro das imobiliárias
Abaixo, iremos citar alguns dos muitos benefícios que o uso da inteligência artificial pode trazer para dentro das imobiliárias.
Personalização dos processos e da gestão conforme a necessidade da imobiliária
A grande preocupação das plataformas e dos profissionais de Marketing Digital e Inteligência Artificial que lidam com o ramo das imobiliárias é a de personalizar, da melhor e mais fiel forma possível, todos os processos conforme a real necessidade da imobiliária.
Talvez algum tipo de ferramenta que faça sentido para um modelo de imobiliária, não faça nenhum sentido para a outra, e vice e versa.
Esse trabalho completamente centralizado, que não entrega nenhuma receita pronta para a operação, mas que cuida com muito cuidado de cada ingrediente que será oferecido, faz uma grande diferença nos resultados que serão vistos nas vendas e crescimento de interação dos possíveis clientes com a imobiliária.
Automatização dos processos
Com a ajuda da IA, muitos dos processos difíceis e demorados que a imobiliária precisa resolver manualmente poderão ser automatizados.
Em um futuro muito próximo, a tendência é a de que a cada dia mais as folhas de papéis fiquem mais escassas, com espaço de sobra no mundo digital e nas nuvens de compartilhamento de dados.
Com os processos automatizados e as informações sigilosas e importantes da imobiliária sendo guardadas pelas IA, ele se torna muito mais seguro e praticamente nulo na chance de qualquer tipo de erro que possa ocorrer.
Atendimento do cliente 24h
Um dos pontos mais importantes e valiosos que a IA traz para a operação, são as ferramentas de atendimento ao cliente que ocorrem 24h por dia.
Mesmo que se trata de um atendimento online por meio de um robô, com a resposta rápida, o cliente se sente muito mais acolhida, entendendo que se o seu problema não for resolvido naquele momento pela IA, ele será resolvido o mais brevemente possível pelos corretores presenciais, assim que eles estiverem nas dependências da imobiliária.
Análise de todos os dados da rotina da operação
Por último, e também muito importante, com o auxílio da IA, todos os dados, desde os primeiros usados e de acesso da IA, são usados para futuras análises, para ser entendido quais são os pontos que podem ser melhorados dentro da operação.
Com a ajuda desses dados, a operação se torna ainda mais ativa, rentável e competitiva dentro do mercado de corretagem de imóveis.