Estar por dentro do mundo digital com a expertise em Marketing Imobiliário com AI e das plataformas de inteligência artificial a muito tempo tornou-se muito mais do que um luxo para os negócios, atualmente, é muito mais do que uma necessidade indiscutível a de pertencer a esse universo para se conseguir manter uma empresa aberta.
Dentre todos os ramos e tipos de empresas que precisam desse suporte para se manter ativas e garantir seu crescimento anual de maneira saudável, não podemos nos esquecer do ramo das imobiliárias, que mesmo de maneira mais discreta atualmente, está passando também pela sua própria transformação digital.
Como prova disso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a transformação digital dentro das imobiliárias, focando também nas ferramentas de inteligência artificial que se tornaram indispensáveis para garantir imobiliárias de ainda mais sucesso e renome no mercado de venda de imóveis.
O papel do Marketing dentro da transformação Digital das imobiliárias
Em diversos sites, noticiários e artigos pela internet, o termo transformação digital tem se tornado cada vez mais famoso e recorrente presentemente. Isso se dá porque a sociedade do consumo, de modo geral, está passando por essa transformação digital em quase todas as suas vertentes de vendas, inclusive a venda de imóveis.
Existe agora no mercado de consumo de bens e serviços um novo consumidor, e essa nova persona espera do mercado digital soluções cada vez mais rápidas e eficazes que possam efetivamente atendê-lo com as suas necessidades.
Com o aumento do home office e com mais pessoas trabalhando de dentro das suas casas em tempo integral, o mercado das imobiliárias pôde ver uma grande chance de se beneficiar a curto prazo, dado que com o acesso mais recorrente das pessoas ao mundo digital, estar presente nessas plataformas digitais de maneira assertiva poderia resultar em um maior ganho em venda de imóveis.
Qual é a verdadeira importância do Marketing no ramo das imobiliárias?
A verdadeira importância do marketing dentro das imobiliárias se dá em prepará-la para entrar de maneira assertiva dentro das plataformas e mídias sociais.
Com o preparo e estudo correto, a imobiliária garante que o seu investimento dentro dessas plataformas seja revertido em mais clientes, garantindo para si um fluxo de vendas recorrente com a ajuda das plataformas e mídias sociais.
Com as ferramentas de Inteligência Artificial de Marketing Digital corretas, as imobiliárias poderão contar com uma grande otimização dos seus processos e com um aumento significativo em suas vendas.
A Inteligência artificial como grande aliada do Marketing Digital
Com o auxílio das ferramentas de inteligência artificial corretas, a imobiliária começará a perceber uma grande mudança em seus processos em um curto período, mas a primeira pergunta que certamente irá surgir é: por onde começar?
Abaixo, iremos falar com mais detalhes quais são os primeiros passos que os profissionais da corretagem devem dar para entrar da maneira correta no acesso às inteligências artificiais.
Qual é o primeiro passo para incluir a IA dentro do plano de Marketing da Imobiliária?
Antes de qualquer tipo de investimento nas mídias sociais, em anúncios pagos, etc. O primeiro passo que deve ser dado pelos profissionais da administração da imobiliária é o de fazer um estudo das verdadeiras necessidades e ambições do seu negócio.
Um ponto muito importante que deve ser destacado, é o de que as inteligências artificiais criam para cada cliente um modelo personalizado de plano de ação, isso serve para que os clientes do mercado digital não encontrem sempre mais do mesmo de diversas empresas do mesmo segmento.
O grande segredo é esse, personalizar, da maneira mais criativa e fiel possível, um plano de ação para que as orientações certas sejam passadas para a equipe de marketing alimentar as inteligências artificiais.
É claro que esse trabalho não é nada rápido e não irá acontecer de um dia para o outro, e é por conta disso mesmo que a criação do plano de ação e de um cronograma dos resultados esperados é primordial para o primeiro passo da operação.
Outro fator fundamental é, os profissionais da corretagem são especialistas em vendas e conhecimento detalhado de imóveis, mas no ponto de vista do marketing, eles têm um conhecimento mais limitado, o que é totalmente normal, dado que cada pessoa tem a sua expertise na sua área de atuação.
Mesmo que o ramo de vendas e o de marketing tenham suas coincidências e alguns pontos parecidos, suas frentes de negócio, necessidades e atuação são bem diferentes entre si.
Dado esse fato, é muito importante que a imobiliária invista em profissionais do marketing e plataformas de IA que sejam especialistas nesse nicho, dessa forma, com esse investimento focado nas plataformas e profissionais corretos, muito tempo e dinheiro será economizado, e os planos de ação poderão ser executados de maneira ainda mais rápida e assertiva quanto antes.
5 benefícios que a Inteligência Artificial traz para o Marketing Imobiliário
Abaixo, para mostrar com mais detalhes sobre os benefícios que falamos durante o artigo, segue de maneira geral 5 dos principais benefícios que o uso da inteligência artificial irá trazer para dentro das instalações das imobiliárias.
Otimização de processos
Com a ajuda da inteligência artificial, os profissionais que trabalham internamente nas imobiliárias irão perceber rapidamente uma grande otimização e agilidade nos seus processos do dia a dia.
Não será mais necessário interagir com as mídias sociais com dúvidas, dado que todo o suporte e orientação poderão ser acessados de maneira muito fácil e rápida nas plataformas.
Com os processos das plataformas e mídias sociais sendo otimizados, irá sobrar tempo para que os profissionais da corretagem foquem exclusivamente em vender imóveis, garantindo que as suas metas mensais sejam atingidas com a ajuda da IA.
Atendimento personalizado e rápido para os clientes
Com a inteligência artificial, o cliente é atendido de maneira rápida e personalizada 24h por dia, nos 7 dias da semana. Com esse atendimento, ele irá se sentir ouvido pela imobiliária, aumentando, e muito, as chances de ele se tornar um cliente fixo.
Algumas dúvidas que o cliente tiver podem ser sanadas pela IA, que tem em sua memória soluções rápidas e práticas para tentar ajudá-lo já durante o atendimento.
Agora, se por algum acaso, a IA não conseguir sanar a dúvida do cliente, os profissionais que trabalham na imobiliária serão rapidamente contatados, para que possam prestar todo o suporte ao cliente.
Lembrando que se essa dúvida for recorrente e mais fácil de ser respondida, ela pode ser salva no banco de dados da IA, e nos futuros atendimentos, o robô já terá a expertise para resolver o problema por si só.
Relatórios para futuras análises
Um ponto muito importante e positivo fornecido pela IA se trata do fato de que todas as informações do negócio ficam salvas em sua nuvem de armazenagem.
Desse modo, podem ser puxados relatórios importantes para que os corretores possam entender ainda mais sobre a operação da imobiliária.
Alguns dados podem ser esperados pelos profissionais, que como estão no dia a dia de atuação, tem em si suas próprias deduções. Um exemplo: a imobiliária pode ter fixado na mente dos seus corretores que eles atendem um público B, majoritariamente de mulheres que estão prestes a se casar.
Mas, será que essa informação, em números, realmente é real? Ou parte de um feeling que ainda não foi analisado de perto? Com a ajuda da IA, esse feeling não será mais necessário, dado que os números irão falar por si só qual é o verdadeiro público que a imobiliária atende.
E, muito melhor do que saber qual é esse público, a IA irá gerar um relatório personalizado de como melhor interagir com ele, garantindo ainda mais satisfação e, consequentemente, maiores vendas.
Conteúdos personalizados
Com a IA, todos os conteúdos disponibilizados são personalizados para garantir uma maior interação dos clientes e reversão em vendas.
Para os profissionais da corretagem leigos nas mídias sociais esses conteúdos são de extrema importância, dado que são entregues para uso de maneira completa e autoexplicativa.
Atualização constante e crescimento garantido
As IA estão em constante evolução e atualização diária, e esse ponto é extremamente importante para garantir que a imobiliária esteja sempre por dentro das melhores tendências e acesso aos mais diversos tipos de suporte e conteúdos.
Por conta desse ponto, é de extrema importância o investimento em uma boa plataforma focada em Marketing de imobiliárias, pois essas plataformas contam com a expertise necessária para estarem sempre por dentro das atualizações desse mercado, sem que os profissionais da corretagem precisem ficar se preocupando. Dado que todas as informações e atualizações estarão sempre prontas e disponíveis para eles.
Por último e certamente não menos importante, com certeza um dos melhores benefícios da IA é o de que ela irá garantir um crescimento muito importante e visível para a imobiliária, a mantendo ainda mais forte e consolidada no seu mercado de atuação com um crescimento saudável e garantia de lucros a longo prazo.